Meu nome é Marcos Huss, sou natural de Rolândia Paraná, atualmente com 42 anos, casado, formado em desenho industrial e especialista em desenvolvimento web, nos primeiros anos de formado trabalhei como ilustrador, designer gráfico e web designer até optar pelo empreendedorismo. Hoje sou sócio proprietário da ID Agência Digital e da Siteria, empresas da área de Tecnologia, marketing Digital, desenvolvimento de sites e soluções para a WEB.
Sou músico amador, comecei a estudar e tocar bateria aos 15 anos e levo ainda como passatempo até os dias atuais. Sou também faixa preta de Judô e ministro aulas desde 2015 na equipe @judorolandia junto de outros 2 Senseis, Henrique Barros e Amauri Tukasaki.
Iniciei na cutelaria em 2018, a princípio como um passatempo, sempre tive certa facilidade com trabalhos manuais, ferramentas, etc. Em 2017 fui presenteado em meu aniversário com uma faca artesanal feita por um cliente e amigo. Fiquei deslumbrado e ao mesmo tempo instigado, e coletei o máximo de informação possível, como, quando, de que forma e porque ele havia feito a faca.
Ele sabia que eu havia vivenciado o escotismo por muitos anos, imaginou que eu gostaria do presente e imaginou que eu também gostaria de ingressar no mundo da cutelaria. Logo após, contactei um grande amigo meu, Chefe Sênior na época do Escotismo, e que já tinha uma certa experiência em cutelaria para me auxiliar nas primeiras lâminas, Yuri Alexandre Inêz da YAL Cutelaria e Customizações me auxiliou muito e ainda me auxilia, com seu vasto conhecimento da área, nos projetos que desenvolvo. Outro amigo que a cutelaria me trouxe foi Leandro Poloniato, por termos um amigo em comum conheci este cutelerio já experiente e com um trabalho incrível, que me inseriu ainda mais no mundo da cutelaria artesanal, me auxiliou e me auxilia muito sempre que preciso. Um agradecimento especial a esses 2 grandes amigos.
Bom, depois de algum tempo pesquisando em canais de youtube, como muitos cuteleiros iniciantes, consumi conteúdo de vários grandes nomes e ingressei em alguns cursos. Fiz um curso do professor Marco Borchardt, do Professor Eduardo Berardo, da IBEC – Instituto Berardo de Cutelaria, onde pude aprender e aplicar técnicas e conceitos de produção de lâminas de alto desempenho de maneira correta. Sem os cursos com certeza minha evolução seria lenta, ou nula em diversos aspectos.
Atualmente trabalho exclusivamente com lâminas feitas por desbaste em aço carbono, porém meu objetivo é, e acredito que como de todo cuteleiro, confeccionar lindas peças em aço damasco.
Certificações




Marcos Huss
HussKnives – Cutelaria Artesanal